quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CARTA ABERTA AO POVO DE APUCARANA

O grupo de Amigos em Ação vem a público prestar esclarecimentos. Algumas pessoas desinformadas vêm fazendo afirmações a respeito de nosso grupo que precisam ser esclarecidas. Não somos um grupo político, não pertencemos a nenhum partido político e nem temos pretensões políticas. Não apoiamos nenhum político ou partido político.


Somos, sim, um grupo cristão, que teme a Deus. Somos, sim, um grupo de amigos que se reúnem para rezar, ajudar a comunidade, praticar o bem em nossa comunidade e em nenhum momento afirmamos que somos contra o tratamento justo e humano aos presidiários. Acreditamos que a vida deve ser preservada em todas as fases, desde a concepção até a velhice, e que o ser humano deve ter seus direitos respeitados.
Mas acreditamos, também, que o cidadão tem o direito de viver em paz na cidade onde mora e que o trabalhador que acorda de sol a sol para trabalhar, que paga seus impostos com fruto de seu trabalho, o pai de família honesto, que educa seus filhos com as dificuldades que a sociedade hoje nos impõe, sem para isso cometer crimes contra outras pessoas, deve ter prioridade das autoridades nas questões publicas como saúde, educação, infra-estrutura e segurança

Nossa cidade hoje tem dificuldades e apresenta graves deficiências que precisam ser solucionadas; Exemplo ocorre na área da saúde, que está um caos. Aparelhos para exames que estão quebrados, exames com demora de até 6 meses, cirurgias que demoram ainda mais. Enfim, nossa saúde está beirando a situação de calamidade. Apucarana, que no passado era conhecida por ser um centro médico, com vários hospitais, na época com mais hospitais do que Londrina, hoje tem apenas um hospital!
Recebemos pacientes de todo Vale do Ivaí, tornando a vida do Apucaranense que precisa de atendimento médico uma tortura.

Nossa malha viária está muito ruim. Em algumas ruas já não se pode mais transitar, a cidade esta suja e  descuidada. A limpeza pública está praticamente parada. E embora tenhamos todos estes problemas, empresas estão se instalando na cidade, como duas redes importantes de hotéis, duas lojas de magazines, ou seja, mesmo com todas as dificuldades, Apucarana continua em frente pela força de seu povo.

Nossa cidade, há anos, foi prejudicada quando trocamos a duplicação que hoje passa por Arapongas (PR 444) pela Rodovia do Milho. O prefeito da época convenceu a população que seria um bom negócio, uma boa troca e deu no que deu. Hoje Arapongas é entroncamento rodoviário do eixo Maringá/Londrina e rota para o Mercosul, título e direito que eram de Apucarana   e que foram dados de mão beijada a outra cidade. Hoje querem cometer o mesmo erro. Em nosso ponto de vista, parece a repetição do mesmo filme, os mesmos nomes, as mesmas pessoas - algumas diferentes, mas com a mesma intenção: trocar o progresso pelo atraso.

Todas as cidades que receberam unidades prisionais em nosso Estado receberam antes investimentos - como hospitais e universidades - e melhorias estruturais, como avenidas e contornos, entre outros. E nossa cidade, o que recebeu? Nada.

O governador que ora nos oferece este presente de grego está prestes a sair e nada mais vai oferecer a nossa cidade. O governador eleito, que toma posse em menos que 40 dias, vem afirmando reiteradas vezes ter novas propostas para segurança em nosso Estado. Há momentos em que devemos recuar em nossas pretensões pessoais pelo bem da coletividade, da nossa cidade, do nosso povo. Há empresários que poderiam se beneficiar com a mão-de-obra barata dos presos, mas que estão colocando a cidade em primeiro lugar e dizendo não à penitenciária. Há setores da imprensa que poderiam explorar no futuro com manchetes escandalosas em torno de fugas e rebeliões, mas estão colocando a cidade em primeiro lugar e dizendo não à penitenciária. Há advogados que poderiam ter mais clientes com a vinda de mais de 900 presos para cá, bem como seus familiares e amigos. No entanto, estão colocando Apucarana em primeiro lugar e dizendo PENITENCIÁRIA, AGORA E DESSE JEITO, NÃO!

O problema do mini presídio pode ser resolvido de forma simples e isto já foi proposto, mas os interessados na vinda da penitenciaria parecem que não querem ouvir. A construção de um Centro de Detenção e Triagem, com capacidade para 100 a 150 presos provisórios, com a transferência dos presos condenados para penitenciarias do Estado e desativação do mini presídio atual, é uma solução barata, rápida e que resolveria todo o problema.

Ao contrário, uma penitenciaria, com capacidade de 600 a 930 presos, como a que querem trazer a todo custo para nossa cidade, abrigaria apenas 64 condenados que hoje estão no mini presídio. Receberíamos presos de outras cidades, inclusive de Londrina, Maringá e Arapongas, ou seja: vamos construir uma penitenciaria para atender outras cidades e não vamos resolver o nosso problema. O mini presídio vai continuar funcionando e superlotado com presos provisórios, como acontece hoje em Guarapuava, Maringá e Londrina, que têm penitenciária e vivem com seus mini presídios abarrotados.

Tem gente afirmando que presos provisórios de Apucarana poderiam ser transferidos para a penitenciaria. Ou mentem ou estão mal informados. A Lei de Execução Penal é clara: só podem permanecer em uma penitenciaria os presos condenados não existe no Paraná um só preso provisório preso em penitenciaria. Desta forma não importa tamanho ou tipo de presídio, o mini presídio continuara super lotado e funcionando.

Respeitamos a todos e queremos o bem de nossa cidade. Respeitamos os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, respeitamos a imprensa livre e imparcial, as entidades, os cidadãos de nossa cidade, as opiniões contrárias à nossa. Temos a certeza de que, fomentando a discussão sobre este tema, estamos promovendo o que há de melhor em uma democracia que é a oportunidade de escolha. Agora cada cidadão de bem que faça seu juízo de valor e se posicione, pois pior que a ação é a omissão.
Assim, reafirmamos o nosso firme propósito de lutar pelo bem de nossa cidade, pela segurança de nossos filhos, por um futuro de oportunidades pessoais e profissionais para todos que escolheram Apucarana para morar e viver, com espírito fraterno e em PAZ.


GRUPO AMIGOS EM AÇÃO

3 comentários:

  1. Alzira Alves dos Santos24 de novembro de 2010 às 08:42

    São coisas assim que animam a gente a continuar lutando por Apucarana. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. vcs acertaram um monte de gente hipocrita que esta defendendo a penitenciaria por puro interesse, uns porque o prefeito mandou que defendesse,outros porque querem mandar pai de família embora e contratar mao de obra escrava para suas emrpesas. e ainda os que são advogadinho de meia tigela e agem comoi pau mandado dos juizes e promotores, é assim que se faz!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo comentário e pela elucidaçao dos fatos.

    duro é pensar que a maior parte da popula;cao ou ainda nao esta sabendo ou nao se pronunciam a respeito deste assunto tao importante e que diz respeito a todas as nossas familias.

    sou educadora e meu esposo é militar , coronel da policia reformado, e por isso já passamos por todas as fases deste problema, e vou afirmar com toda a convicçao que nenhuma destas etapas será favorável aos moradores e à comunidade em geral.

    os problemas que teremos serão com certeza maiores do que os que temos agora.
    gostaria de ver a populaçao se manifestando e exigindo explicaçoes convincentes.

    de qq forma estamos semeando a questao... vamos esperar que esta decisao seja tomada em prol da comunidade e nao apenas de alguns poucos .

    um abraço

    ResponderExcluir