sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Presos de SC são transferidos para Mato Grosso do Sul


Veja o que está acontecendo em Santa Catarina, onde o crime na capital está sendo comandado por gente de dentro das penitenciárias! A reportagem é do jornal "Diário Catarinense":

 

 

Onze presos catarinenses foram transferidos de presídios catarinenses para a a penitenciária de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira. A operação, a pedido da secretaria de Segurança Pública, é para conter a sequência de assaltos na Grande Florianópolis, que seria comandada por pessoas que cumprem pena nos presídios.
Durante a manhã, agentes recolheram detentos do presídio de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Em Florianópolis, os presos foram retirados da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), no bairro Estreito.
Do local, seis viaturas seguiram para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital. Segundo funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os detentos foram transferidos em voos comerciais. Cada avião levou dois presos e quatro policiais que fizeram a escolta.
A operação se iniciou na madrugada e deve se estender até o final desta quinta-feira.
O diretor do departamento de administração prisional, Adércio Welter, não quis comentar o caso.


Para conferir esta reportagem, click no link abaixo:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3113299.xml

2 comentários:

  1. 'Grandes complexos penitenciários são bombas-relógio', diz consultor.
    Portal G1 25/06/2010
    Grandes complexos penitenciários no Brasil são frequentemente palco de manifestações e rebeliões que assustam a população, porém não surpreendem especialistas. “Grandes unidades são bombas-relógio, porque não há como controlar tantos presos ao mesmo tempo”. É o que diz o consultor em segurança pública José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional da Segurança Pública.
    O conselheiro do CNJ Silva Junior afirma que o padrão indicado para os presídios é de, no máximo, 250 presos. ”Infelizmente, por diversos fatores, ainda persistem os grandes complexos e ao longo do tempo eles aumentam, são criadas outras galerias. Os governos ampliam aquela estrutura em vez de construir novos presídios e isso leva à situação de caos. Os grandes presídios são contraproducentes. Quando os presos são maioria, eles acabam comandando o sistema”, afirma.

    ResponderExcluir
  2. Nosso amável governador acaba de mandar para Ivaiporã um investimento de R$ 2.603.138 para uma extensão da UEM, vai possibilitar a estruturação do campus para a instalação dos cursos de História, Educação Física e Serviço Social. Ele poderia olhar para nossa FECEA e mandar um recurso parecido, já que ele ama nossa cidade. Para nossa cidade eles mandam penitenciaria, central de lixo, prefeitos pagam para mendigos virem para cá fazer turismo, e ainda existe um lado vendido da imprensa que defende isso. Mas não adianta ficar em casa esperando acontecer o pior. Temos que nos manifestar e mostrarmos que isso nós não queremos. Já que Ivaiporã merece esse investimento, pode também levar de brinde a nossa não desejada penitenciária. Penitenciária Sim, mas em Ivaiporã.

    ResponderExcluir