quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Penitenciária: é hoje a primeira audiência pública!

É hoje, às 20 horas, na Câmara de Apucarana, a primeira de duas audiências públicas que vão discutir a construção de uma penitenciária no município. A segunda está agendada para o dia 09 de dezembro. A audiência começa com explanação do chefe do Executivo, prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que deve, de acordo com as regras, explicar o projeto, a proposta da Secretaria de Justiça do Estado (SJ), custo estimado da obra, forma de contratação (licitação) e indicar a localização do terreno. Ontem, ele não quis adiantar à reportagem da Tribuna do Norte onde seriam essas áreas. “Se tiver que indicar vou fazer, mas preferia não dizer, até porque estes terrenos ainda não foram vistos e analisados pela Secretaria de Justiça”, argumentou.
Para o prefeito, a indicação das áreas poderia ser feita na segunda audiência, em 09 de dezembro. “É uma questão estratégica, para não criar falsas expectativas e reclamações, sendo que nas audiências a construção da penitenciária pode até não ser aprovada”, admite João Carlos.
Se a prefeitura não indicar onde se localizará o terreno, nem o custo, nem a metragem, parte d audiência pública poderá ficar prejudicada. O prefeito – ou alguém designado por ele – poderá, pelo menos, dizer qual o tamanho da penitenciária que se pretende ver instalada em Apucarana, quantas vagas ela vai oferecer e qual será o seu perfil (industrial, semi-industrial etc).
Os promotores criminais da Comarca de Apucarana, Valter Yuyama e Sérgio Salomão, vão apresentar os argumentos favoráveis à construção do Centro de Detenção e Ressocialização (CDR). Já o advogado João Aparecido Miquelin e o contador Paulo Barreto, do grupo ‘Amigos em Ação’, apresentarão os argumentos contrários à instalação da penitenciária. Cada um dos argumentadores vai ter 15 minutos de argumentação. O presidente da Câmara, Mauro Bertoli vai presidir a audiência.
A audiência pública vai ser transmitida pela Rádio Cultura AM e pelo site TNonline (http://www.tnonline.com.br/). Vários outros órgãos de imprensa, inclusive das grandes redes de televisão, com afiliadas em Londrina, também deverão estar presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário