terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tião da Femac se posiciona contra a penitenciária

Penitenciária x Apucarana

Família apucaranense, a nossa cidade está em uma grande encruzilhada. De novo volta a insistir na construção de uma penitenciária em nosso município. Esta idéia já foi repelida por nossa comunidade tempos atrás.  Porém, o que nos parece é que aqueles que são pró-penitenciária são os mesmos do passado, e insistem na idéia mesmo sabendo que contrariam a maioria da nossa população. Para que possamos fazer uma melhor apreciação do assunto faremos algumas indagações:
1 – A quem interessa a construção da penitenciária?
2 – Quem serão os beneficiados?
3 – O que a penitenciária traz de bom para a nossa cidade?
Vislumbra-se que o interesse é de poucos em detrimento da vontade de nossa gente. A quem beneficiaria? Quem sabe ao atual mini-presídio, que teria desafogada sua população carcerária, que hoje na sua maioria (mais de 2/3) são de presos provisórios, aqueles que não têm condenação definitiva e por isso não poderiam ir para uma penitenciária? Sendo assim, ao continuar recebendo detentos de outras cidades de nossa região e também os daqui, em pouco tempo o nosso minipresídio estaria nas mesmas condições de hoje: com superlotação. Assim, teríamos dois “barris de pólvora”: o minipresídio superlotado e a penitenciária em pouco tempo também estaria cheia. O exemplo real desta situação está na cidade de Londrina, onde há duas penitenciárias, uma casa de custódia e seus minipresídios estão superlotados.
O que traz de bom esta penitenciária? NADA. Traz alegria? NÃO. Traz felicidade. NÃO. Traz progresso. NÃO. Traz esperança de dias melhores para nosso povo? NÃO. Então por que a penitenciária em Apucarana? Será que a solução não seria a construção de um novo presídio, moderno, mais seguro, e para um número maior de detentos que atenderia tão somente a comarca? Não seria de bom senso se as comarcas vizinhas tivessem seus minipresídios e também cuidassem de seus detentos?
A construção de uma penitenciária em Apucarana, se vier a acontecer, será uma herança maldita que deixaremos para nossas futuras gerações e só traria para nosso povo o MEDO, a INSEGURANÇA e o ISOLAMENTO DE NOSSA CIDADE. É sabido que na grande maioria das cidades de porte médio, como a nossa, , quando receberam uma penitenciária, aumentou em muito a violência e o banditismo. Atrás do apenado que vem de todo Estado vêm também seus comparsas e seus comandados, que passam a infernizar a vida do povo. Como exemplo, temos a cidade de Assis, no Estado de São Paulo. O que nos causa surpresa, e até espanto, é a manifestação de pessoas esclarecidas de nossa comunidade a favor da construção da penitenciária, ao dizer que é um mal necessário para a nossa cidade. Ora, se é um mal não é do bem e não sendo do bem não é de Deus. A fonte de qualquer mal todos sabem de onde vem.
Como empresário, pai e apucaranense, sempre lutei para o bem de nosso povo e pelo progresso de nossa cidade. Posiciono-me contrário à construção da penitenciária em Apucarana, e peço aos Senhores Vereadores, que serão os juízes desta questão, que livrem a nossa gente, as nossas famílias, nossos filhos e filhas, netos e netas, desse PESADELO. O que nossa Apucarana precisa é de mais indústrias, comércio fortalecido, hospitais, escolas, creche e universidade. Isto sim traz alegria, felicidade, prosperidade e esperança de dias melhores para todos os apucaranenses.

SEBASTIÃO FERREIRA MARTINS, empresário e coordenador regional da FIEP em Apucarana-PR.


Fonte: Tribuna do Norte - 21/11/2010

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e pela coragem de por as coisas em pratos limpos, espero que seu filho, Junior, que é vereador, siga a educação que o senhor deu para ele na hora de votar esse projeto abusrdo.

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer que sou estudante da FAP e é uma vergonha como se deu o debate dentro da nossa faculdade. Não foi dado oportunidade para que o pessoal do contra desse sua opiniao. Então tem gente que sendo parente de político tomou a dianteira e de modo distorcido e tendencioso conduziu o debate. A mesma coisa está acontecendo dentro de alguns clubes de serviço e entidades. Isso é de democracia?

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Tião. Espero que você esteja hoje à noite na câmara, assim como os representantes da acia e de outras entidades que são contra. Não basta falar, tem que por a cara a tapa. Penitenciária NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir